Programas Específicos Praxisd

Metodologias e Planos de Trabalho desenvolvidos por nós, com anos de implementação bem sucedida

WorkUp!

Gestão da Saúde Física e Mental no Local de Trabalho

A gestão eficaz da saúde no local de trabalho é benéfica para os trabalhadores e para a empresa. Cria um ambiente de trabalho saudável em que os trabalhadores se sentem valorizados, favorecendo a cultura organizacional do local de trabalho, transformando-se num melhor desempenho empresarial.

WorkUp! é um produto inovador direcionado para empresas. As empresas são pessoas. A produtividade das empresas depende das pessoas. Mais do que isso, depende de como as pessoas se sentem nas empresas. Acreditamos que o bem-estar e a motivação dos colaboradores rapidamente se transformam numa vantagem competitiva. 

Estas experiências são rigorosamente selecionadas tendo em conta as características, o perfil e a cultura de cada empresa. Com o WorkUp! Todas as semanas serão diferentes. É flexível... e com uma vasta oferta de atividades. Por exemplo, com uma atividade a acontecer uma vez por semana, o programa poderia ser:
Semana 1: Aula de Cozinha Asiática (Work Healthy)
Semana 2: Aula de Fitness (Workout)
Semana 3: Massagem (Work Zen)
Semana 4: Reunião Surpresa (Work Together)
Semana 5: Torneio de Golfe (Work Happy)

WorkUp! é um pacote de experiências para colaboradores. Momentos que marcam a diferença na vida dos colaboradores. As experiências WorkUp!: • Promovem estilos de vida ativos e saudáveis • Promovem a cultura da organização • Previnem comportamentos de risco • Melhoram as relações interpessoais e espírito de equipa

Ginástica Laboral

Implemente Rotinas Ativas e Saudáveis

O ambiente que nos rodeia, as responsabilidades e preocupações que temos no dia-a-dia, são autênticos "geradores de stress". Por vezes os colaboradores têm uma vida muito rotineira e sedentária. A implementação de momentos de relaxamento no local de trabalho através de exercícios de alongamento e descontração muscular irá promover momentos de distração, diminuindo a fadiga muscular e a melhoria da disposição para iniciar ou retomar projetos.

Programa Exercício é Saúde!

Um caso de sucesso em Portugal

O Programa Exercício é Saúde é um projeto pioneiro em Portugal, desenvolvido pela PRAXISD ERGONOMIA com o intuito de promover a saúde dos trabalhadores, melhorando a sua condição física, de maneira que estes ultrapassem com maior facilidade os constrangimentos naturais do trabalho e da vida extraprofissional, tem os seguintes objetivos:
• Sensibilizar a população trabalhadora para a adoção de comportamentos mais saudáveis; 
• Fomentar a cultura do exercício nas organizações através de atividades físicas e lúdicas intra e extraprofissionais;
• Promover uma dinâmica de grupo e espírito de equipa que promova a cultura da empresa.

Este programa assenta na evidência de que o exercício físico, efetuado com caráter regular:
• Promove uma condição psicofísica mais equilibrada;
• Previne as LME (lesões músculo-esqueléticas);
• Tem um efeito "anti-stress", porque é libertador das tensões associadas às exigências cognitivas e de concentração, desenvolvidas no trabalho e na vida extraprofissional.

O Programa Exercício é Saúde foi alvo de reportagens realizadas pelo Jornal Público e pela RTP. As reportagens foram realizadas na empresa onde o programa está num grau mais avançado de implementação, a multinacional Pioneer Electronics.

Programa Saúde de Ferro

A PRAXISD ERGONOMIA desenvolveu o Programa Saúde de Ferro no sentido de oferecer às empresas um conjunto de ações de avaliação da condição e sensibilização para a adoção de estilos de vida saudáveis entre os seus colaboradores. Este serviço foi concebido para ser de fácil implementação e de baixo custo para as empresas, e dinâmico, interessante, preciso e motivador para os seus colaboradores.

As empresas podem optar por diferentes pacotes que incluem diferentes parâmetros da avaliação da condição física:
• Índice de Massa Corporal;
• Percentagem de Massa Gorda e Massa Magra;
• Nível de Pressão Arterial;
• Índice de Hidratação (avalia o nível de hidratação do organismo);
• Valor máximo do consumo de Oxigénio;
• Nível de Monóxido de Carbono;
• Nível de Colesterol. 

O objetivo desta ação é dar a conhecer aos participantes a sua condição física e se motivarem a adotar estilos de vida mais saudáveis, mantendo uma atividade física regular e uma alimentação equilibrada. Este programa inclui também a entrega de um relatório final, com recomendações consequentes dos resultados obtidos.

Programa ACEDER

Estudos de sinalética, mobiliário, áreas de trabalho, espaços urbanos e adaptação de postos de trabalho, nomeadamente a populações com necessidades especiais.

O Programa ACEDER foi desenvolvido pela PRAXISD ERGONOMIA em parceria com a Espaço & Desenvolvimento tendo como objetivo geral a promoção da acessibilidade no espaço urbano na perspetiva dos diferentes tipos de mobilidade condicionada. Servida por uma metodologia de projeto que, de forma integrada, propõe as soluções mais adequadas para a resolução dos problemas encontrados. A acessibilidade no espaço público depende das condições de mobilidade de cada um de nós e das soluções técnicas para as melhorar. Esta relação é complexa, tal como se constata no crescente número de normas legais e técnicas e nas mais recentes atribuições municipais nesta matéria. Este programa foi alvo de reportagem pela Jornal Construir.